Perguntas e Respostas

O que é Coronavírus?

É uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O SARS-Cov-2, é o mais novo deles e provoca a doença Covid-19. E, por ter sido descoberto apenas no ano passado na China, não existe vacina e o nosso organismo ainda não tem imunidade para combatê-lo.

Como o Coronavírus é transmitido?

Igual à gripe comum, pelo ar. Por meio do catarro e das gotículas de saliva que nós soltamos ao tossir, ao espirrar e até respirar. E o vírus é tão contagioso, que uma gotícula pode contaminar as mãos, as outras pessoas e até objetos, como celulares, maçanetas, mesas, teclados, etc. O período de incubação vai de 5 a 12 dias, mas a transmissão pode ocorrer mesmo antes do surgimento dos sintomas.

Quais são os sintomas?

É um vírus com os sintomas muito semelhantes com o da influenza, como febre, queda do estado geral, sintomas respiratórios. E, como todos os outros coronavírus, pode, em uma parcela dos casos, evoluir para quadros graves, principalmente para uma pneumonia, encefalites, e, menos comum, para as otites.

Os sintomas do Covid-19 envolvem febre, cansaço e tosse seca. Parte dos pacientes pode apresentar dores, congestão nasal, coriza, tosse e diarreia. Alguns pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, estarem infectados pelo vírus, mas não apresentarem sintomas. O Ministério da Saúde estima que os pacientes mais jovens são os mais passíveis de não apresentar qualquer sinal da doença

Como é o tratamento?

Não há remédios e vacinas específicas para o COVID-19. Por isso, os médicos tratam apenas os sintomas. São indicados repouso e consumo de bastante água. Além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas.No s casos mais graves, o tratamento é a internação.

Quando se deve procurar o serviço de saúde?

Se você tem sintomas de gripe ou resfriado, mas apresenta bom estado geral, fique em casa por 14 dias para evitar a contaminação de outras pessoas. Faça repouso e siga as medidas de higiene para reduzir o risco aos seus familiares.

Se você tem piora do estado geral, cansaço ou dificuldade para respirar, procure uma emergência. O médico decidirá se você necessita de internação ou exame para o coronavírus.

Bebês e crianças menores de seis anos, gestantes, puérperas, maiores de 60 anos, e pessoas com doenças preexistentes devem ser avaliadas por profissional de saúde caso apresentem febre e sintomas respiratórios.

Quando devo usar a máscara de proteção?

Se você apresentar os sintomas ou já estiver com a doença confirmada, deve usar a máscara para não contaminar outras pessoas. E, familiares e profissionais de saúde que tiverem contato com pessoas suspeitas de terem o COVID-19, também devem usar.

A partir do decreto municipal nº 3.349, de 16 de abril de 2020, é obrigatório o uso de máscaras nos estabelecimentos bancários, empresariais e comerciais.

Quando meus sintomas agravarem, onde posso buscar atendimento?

Se você apresentar os sintomas, ou já estiver com a doença confirmada, deve usar a máscara para não contaminar outras pessoas. E, familiares e profissionais de saúde que tiverem contato com pessoas suspeitas de terem o COVID-19, também devem usar.

A partir do decreto municipal nº 3.349, de 16 de abril de 2020, é obrigatório o uso de máscaras nos estabelecimentos bancários, empresariais e comerciais.

Em Magé tem teste rápido? Onde posso fazer?

Sim. A Secretaria Municipal de Saúde de Magé disponibiliza testagem rápida para a demanda de pacientes que vão às unidades apresentando sinais e sintomas, e diagnosticados com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG), identificada a partir da avaliação médica e com encaminhamento para agendamento da realização do teste.

O teste deve ser realizado entre o 10º e 14º dia de sinais e sintomas para que o resultado não seja um falso negativo, conforme orienta a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no manual de perguntas de respostas: Teste para Covid-19

 

MAIS INFORMAÇÕES