NÃO COMPARTILHE FAKE NEWS
Verdades: principais recomendações
- Lave frequentemente as mãos, especialmente após tossir ou espirrar
- Utilize lenço descartável para higiene pessoal
- Cubra nariz e boca quando espirrar ou tossir
- Evite tocar mucosas dos olhos, nariz e boca
- Utilize álcool em gel nas mãos
-
Existe uma ordem certa para passar os produtos de cuidados com a pele:
1 - álcool em gel 70% medicinal
2 - hidratante
3 - protetor solar
4 - repelente
5 - cosméticos - Álcool líquido apresenta menor efeito antimicrobiano
Mitos: não caia nessa!
- Chás ou enxaguante bucal têm o poder de eliminar o vírus
- Produtos vindos da China podem transmitir Covid-19
- Há semelhanças entre o coronavírus e o HIV
- Vitaminas previnem coronavírus
- O vírus pode ser eliminado ao lavar o nariz com soro fisiológico
- Bebidas alcoólicas destiladas são eficazes contra o Covid-19
- Borrifar vinagre é mais eficaz que álcool em gel
-
Retirar toda a barba. Não é preciso raspá-la, retirar a barba facilita a limpeza e higiene da pele com água e sabão
-
Qualquer tipo de álcool pode ser usado na pele para prevenir a Covid-19. Receitas caseiras também não funcionam
-
Vacina contra a gripe previne a Covid-19
-
Devo cortar o cabelo ou andar sempre de cabelo preso. Essa medida é orientada para os médicos que, geralmente, colocam a mão no cabelo e após, na máscara. Para a população em geral, a medida não possui eficácia. O importante é mantem os fios limpos
-
Água de alho recém-fervida cura a Covid-19
-
Chinesa infectada pelo novo coronavírus foi curada em 48 horas, na Tailândia, com uso do coquetel contra HIV.
Até o momento, não há nenhum remédio, chá, vitamina ou vacina capaz de prevenir a COVID-19.
-
O novo coronavírus veio do morcego.
Ainda não existe comprovação científica de que o novo coronavírus tenha vindo de animais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). As investigações sobre a origem do novo vírus que provoca a COVID-19 estão em andamento
-
O novo coronavírus tem origem em inseticida
Ainda não existe comprovação científica sobre a transmissão inicial do vírus, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
-
Há semelhança do novo coronavírus com o vírus HIV. Não há nenhum registro científico que indique que há inserções semelhantes ao vírus HIV no novo coronavírus.
-
O novo coronavírus não resiste ao calor e à temperatura de 26°C ou 27°C.
O Ministério da Saúde reitera que não é possível afirmar que o vírus morre quando exposto a essas temperaturas, uma vez que no corpo humano o novo coronavírus tolera uma temperatura de pelo menos 36ºC.
-
Israel já tem vacina contra o novo coronavírus.
Até o momento, não há nenhum remédio, chá, vitamina ou vacina capaz de prevenir ou curar uma pessoa da Covid -19. O que existe em Israel é uma equipe de cientistas que tentam desenvolver uma vacina, assim como em outras partes do mundo, como na China, nos Estados Unidos e no Brasil, por exemplo.
- Beneficiários do Bolsa Família vão ganhar R$ 470,00 para comprar produtos de limpeza e máscaras contra o coronavírus. Essa informação é falsa. O Ministério da Cidadania, responsável pelo gerenciamento do benefício, afirma que qualquer mudança é sempre comunicada pelos canais oficiais e pelo site.
-
Soroterapia combate o coronavírus. Essa informação é falsa. Até o momento, não há nenhum remédio, chá, vitamina ou vacina capaz de prevenir ou curar uma pessoa da Covid -19.
-
Lavar a boca com enxaguantes bucais protege do CoronavírusAlguns enxaguantes bucais nos protegem por um tempo de bactérias e outros microrganismos, mas não há evidências de proteção contra este novo Coronavírus.
-
Cães ou gatos podem ser transmissores do Coronavírus Até o momento, não há nenhuma evidência de que cães ou gatos possam transmitir o novo Coronavírus. No entanto, recomenda-se sempre lavar bem as mãos depois de brincar ou cuidar dos nossos bichinhos queridos.
-
A vacina da Pneumonia protege contra formas graves do Coronavírus A vacina da pneumonia nos protege contra uma bactéria que é o Pneumococo. Não há ainda uma vacina para o novo Coronavírus.
-
As máscaras nos protegem do novo vírus As máscaras são protetoras, mas há alguns cuidados importantes: nariz e boca devem estar tapados e a máscara deve ser trocada se estiver úmida. Importante saber que a máscara protege, mas não evita a doença. Há outras formas de contágio que independem da máscara. Se uma pessoa com máscara estiver em um transporte coletivo, por exemplo, encostar na barra de proteção que por acaso está contaminada e coçar os olhos pode pegar a doença.