A partir da próxima segunda feira(22) começa a retomada no atendimento dos serviços de especialidades na rede de saúde de Magé. Com agenda reduzida, respeitando todas as medidas preventivas pré-determinadas nos decretos municipais, as unidades listadas no decreto nº 3363/20 farão retorno gradual, entre elas o Centro de Especialidades de Magé e Raiz da Serra, Centro de Especialidades Odontológicas de Piabetá e Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem .

De acordo com a diretora do Centro de Imagem, Maria Neves, “os atendimentos serão normalizados aos poucos, com agenda reduzida e as marcações serão feitas conforme a regulação da Secretaria Municipal de Saúde e também com atendimentos emergenciais até às 14h”.

Medidor de temperatura que será usado na triagem dos pacientes no Centro de Especialidades de Magé.

Já o Centro de Especialidades de Magé, “começa esse retorno gradual na próxima segunda com as seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, proctologia, urologia e ginecologia com atendimento das 8h às 17h, lembrando que é necessário que se faça o pedido na USF em que é assistido para que seja previamente agendado. Os atendimentos com nossos psicólogos estão sendo realizados a partir de videochamadas. Lembrando que neste período a unidade continua acolhendo, avaliando, cadastrando novos pacientes e dispensando materiais e medicamentos, além de oferecer suporte às USFs e nas visitas domiciliares em casos emergenciais adotando todas as medidas de prevenção à Covid-19” explicou Carlos Pereira, diretor da unidade.

Equipe do Centro de Especialidades de Raiz da Serra, se preparando para o retorno gradual de atendimentos.

O Centro de Especialidades de Raiz da Serra também está com atendimento reduzido e funcionamento das 8h da manhã ao meio-dia. Os pacientes das áreas de reumatologia, urologia, pediatria, gastroenterologia, dermatologia, nutrição e cardiologia devem realizar a marcação a partir das USFs em que são atendidas.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Piabetá reabre com funcionamento no mesmo esquema da unidade Magé, atendendo somente emergências e urgências, das 8h até as 12h.

Medidas preventivas à Covid-19

Todas unidades de saúde que tiveram a reabertura parcial decretada estão adotando diversas medidas preventivas como: atendimento reduzido para evitar aglomerações e filas de espera, manutenção do distanciamento corporal, exigência do uso obrigatório de máscara para pacientes e funcionários, limpeza frequente com álcool 70%, verificação de temperatura dos pacientes e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Texto: Philipe Campos